Você sabe a diferença entre Imposto Cumulativo e Não-Cumulativo?

Na área tributária, assim como em qualquer outro segmento, existem diversos termos diferentes com significados que nem sempre ficam claros para novos empreendedores.

Esses dois termos, imposto cumulativo e imposto não-cumulativo, referem-se a dois tipos de tributos:

Cumulativos:

São impostos que incidem em uma ou mais etapas da circulação de mercadorias, da origem ao consumidor fiscal. São exemplos de imposto cumulativo PIS e CONFINS nas empresas de lucro presumido.

Pelo fato de a alíquota ser aplicada sobre o valor total da nota fiscal em várias etapas da produção, esse tipo de imposto impacta diretamente no custo final da venda do produto.

No Imposto Cumulativo, a empresa em questão não possui direito ao crédito tributário.

Não-Cumulativos:

São impostos que incidem apenas no valor agregado entre uma operação e outra, podendo gerar um crédito tributário para a empresa que poderá usá-lo em operações futuras.

Exemplos de imposto não-cumulativo: ICMS, IPI E CONFINS.

A importância de saber a diferença sobre esses impostos

Seja qual for o segmento da sua empresa, é extremamente importante executar um bom planejamento para manter a ordem na gestão, principalmente quando se trata de tributos.

Saber indicar corretamente as diferenças desses impostos é essencial para estabelecer corretamente quais são as obrigações da empresa, definir qual será o melhor enquadramento tributário e prever os pagamentos e prazos dos tributos.

Contar com o auxílio de profissionais contábeis é essencial para que sua empresa não seja prejudicada. Conte com a Sigma para te ajudar nisso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *