O que é?
O Serp (Sistema Online de Cartórios) é um sistema unificado que possibilita que todos os cartórios do país ofereçam serviços digitais de forma padronizada e organizada.
A adesão ao Serp é obrigatória, mas os cartórios de notas e de protesto ficarão de fora dessa determinação, pois já possuem sistemas próprios.
Quais as vantagens?
A proposta é de que a plataforma facilite os serviços burocráticos que levam horas na fila de espera do cartório, possibilitando a resolução de problemas e a emissão de documentações de forma muito mais prática e eficaz, além de diminuir também o tempo de locomoção.
O que isso muda?
Essa plataforma mostra a modernização e evolução das organizações burocráticas, reconhecendo os avanços da tecnologia, principalmente após a pandemia.
Além disso, uma das mudanças que mais têm chamado atenção é em relação à diminuição do tempo dos processos envolvidos para o casamento no cartório. Esse sistema possibilitará que o tempo do processo de documentação e habilitação do casal passe de 15 para 5 dias.
Outros serviços também serão facilitados, confira alguns abaixo ⬇️
- Registro de imóveis:
Além da facilidade adquirida com a padronização de pedidos, o tempo de validação cairá de 30 para 5 dias.
- Assinatura eletrônica:
Nesse sistema os usuários poderão utilizar a assinatura eletrônica por meio do Gov.br, o que também é uma facilidade, já que hoje somente as assinaturas eletrônicas qualificadas com uso do certificado digital são aceitas.
- Registro civil:
A conversão de união estável para casamento não dependerá mais de documentos de formalização. Agora, o casal pode apenas solicitar em cartório (presencial ou on-line) e, a partir disso, seguirá da mesma forma que o processo do casamento.